A sustentabilidade é um dos principais desafios do século XXI, e a educação desempenha um papel fundamental na preparação de indivíduos capazes de enfrentar essa questão complexa. No contexto da Engenharia, da Administração, e dos cursos de Tecnologia, a importância de formar profissionais conscientes e preparados para desenvolver soluções sustentáveis é ainda mais crítica. Os profissionais dessas áreas, independentemente de sua especialização, têm o potencial de influenciar significativamente o desenvolvimento sustentável através de suas ações. Com esta preocupação em mente, o Comitê Assessor de Extensão – CAEX - da UFPR acaba de autorizar o início de um novo Projeto de Extensão, denominado sustainED: Rede de Educação para Futuros Sustentáveis. Neste projeto o Setor de Tecnologia da UFPR estará trabalhando em parceria com a Technische Hochschule Ingolstadt (THI - Alemanha, Campus na cidade de Neuburg an der Donau), com o Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR, Curitiba) para desenvolver ações de qualificação e aperfeiçoamento sobre o tema da sustentabilidade e voltados a estudantes de Engenharia, Administração e demais cursos de tecnologia. As atividades previstas, ao longo do período de setembro de 2024 a dezembro de 2027, incluem a oferta de Cursos de Extensão, de Disciplinas Optativas e Transversais e a execução de Projetos de Pesquisa Aplicada. O objetivo é integrar o conhecimento da sustentabilidade em todos os níveis no ensino, pesquisa e gestão universitária a longo prazo e equipar os estudantes das quatro instituições envolvidas, bem como pesquisadores e servidores técnico-administrativos universitários, com a compreensão básica necessária da sustentabilidade, a fim de contribuir para a transformação necessária para cenários futuros caracterizados por um desenvolvimento global mais sustentável.
O projeto será financiado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) no montante de aproximadamente 70 mil Euros. Está previsto o intercâmbio de professores das 4 instituições parceiras entre o Brasil e a Alemanha. Serão também selecionados ao longo do Projeto estudantes de graduaçção e de pós-graduação para realizarem viagens de curta duração para a Alemanha, onde participarão de Seminários Técnicos explorando os temas do projeto.
A Coordenação-Geral do Projeto sustainED será do Professor Ewaldo Luiz de Mattos Mehl, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, tendo como vice-coordenadora a Professora Karin Graf, do Departamento de Engenharia Mecânica. Participam também da equipe do projeto, pela UFPR, a Professora Kristie Kaminski Küster, do Departamento de Engenharia Elétrica, e o Professor Egon Walter Wildhauer, do Departamento de Ciência e Gestão da Informação.
Veja também:
Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development - https://sdgs.un.org/2030agenda
Relatório Brundtland (Our Common Future - 1987): Relatório Final da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento - https://www.are.admin.ch/are/en/home/media/publications/sustainable-development/brundtland-report.html
UNIDO 2020 - Green Skills for a Sustainable Future - https://www.unido.org/sites/default/files/files/2021-02/LKDForum-2020_Green-Skills-for-a-Sustainable-Future.pdf