Neste ano de 2019 todos os cursos de Engenharia devem realizar o ENADE. A prova será realizada no dia 20 de novembro de 2019.
“O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar” (INEP).
De acordo com o edital, o exame é obrigatório para os estudantes que cumpram um dos dois critérios:
A realização do exame é considerado componente curricular obrigatório para estes estudantes e caso não realizem o exame não é possível colar grau até a regularização da situação (que pode demorar até um ano). Quem colar grau até o dia 30 de agosto de 2019 está dispensado da realização da prova (ou seja, estudantes que irão participar da formatura em 26 de agosto não precisam fazer).
O primeiro critério é objetivo e não há dúvidas sobre a sua aplicação. Para o segundo critério cada um dos cursos estabelece as condições tendo como base o currículo do curso. A análise da coordenação apontou que o estudante que tenha concluído 70% da carga horária no primeiro semestre de 2020 tem condições de concluir o curso no primeiro semestre de 2020. No entanto, solicito atenção para dois casos:
A coordenação do curso pode inscrever ou remover nomes da lista até o dia 9 de agosto de 2019. Em anexo está o edital com a lista de estudantes concluintes já inscritos. A coordenação do curso irá agendar uma primeira reunião com todos os alunos convocados para realizar o ENADE na semana de 05 a 09 de agosto.
Estudantes que tenham previsão de conclusão do curso no 2o semestre de 2019 ou no 1o semestre de 2020 devem entrar em contato com a coordenação para solicitar a inscrição no ENADE 2019.
–
==================================
Carlos Marcelo Pedroso
Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica
Universidade Federal do Paraná