As Resoluções para o currículo novo se encontram disponíveis na página do curso em http://www.eletrica.ufpr.br/p/graduacao:curriculo
A reforma do currículo traz muitos benefícios, principalmente: (1) compatibilidade de disciplinas entre os cursos diurno e noturno, (2) disciplinas de laboratório específicas (3) reestruturação do ciclo de formação específica (4) atendimento das exigências do CREAPR para atribuições nas áreas de Eletrotécnica, Eletrônica e Telecomunicações para todos os egressos (5) ampliação do tempo de realização do TCC de 1 semestre para um ano (6) redução da carga de estágio obrigatório de 585h para 360h, entre outras (ex. Física Experimental II foi retirada).
O colegiado do curso planejou uma estratégia de adaptação ao novo currículo de forma a minimizar os impactos para os estudantes e professores. A estratégia tem como base duas hipóteses:
- Recomenda-se fortemente que os estudantes que estejam no ciclo básico convertam para o novo currículo (o ciclo básico compreende do 1o ao 6o período do curso diurno e do 1o ao 8o período do curso noturno). Praticamente todas as disciplinas do ciclo básico tem uma equivalente no novo currículo. - Recomenda-se fortemente que os estudantes que estejam no ciclo de formação específica permaneçam no currículo antigo (7o ao 10o período do diurno e 9o ao 12o período do noturno).
A sequência de ações da coordenação e departamento será a seguinte:
Atenção: A reformulação do currículo antigo foi realizada para possibilitar a compatibilidade com o currículo novo e podem ser encontradas na página do curso em:
A ação 1 procura resolver os problemas decorrentes da implementação gradual, que levaria a duplicação da oferta de disciplinas em certos semestres e a ausência de oferta de certas disciplinas em outros semestres (ocorreria no caso de troca de semestre de oferta) - o principal problema seria com formandos, que não teriam como cursar disciplinas por falta de oferta, atrasando a colação de grau em alguns casos. As ações 2.1, 2.2 e 2.3 são importantes para garantir que os estudantes que estão no ciclo de formação específica possam cursar as disciplinas ofertadas sem prejuízo. No entanto, a alteração só pode ser realizada só após a efetivação das disciplinas do novo currículo.
Além destas ações também implementamos uma nova metodologia para alocação de horários para facilitar que os estudantes cursem dependências (ver Ata 175 do colegiado em http://www.eletrica.ufpr.br/p/_media/graduacao:ata175.pdf). Esta medida fará com que os slots de aula sejam os mesmos para todos os períodos (ex. uma dependência irá resultar em apenas uma disciplina coincidente nos períodos subsequentes).
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Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica
Universidade Federal do Paraná
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