O TCC pode ser realizado individualmente ou em dupla, com duração de dois semestres, e é composto pelas disciplinas TCC I e TCC II. Os alunos que estão cursando dupla diplomação devem realizar o TCC em um semestre com a disciplina TCC DD. As solicitações de matrícula devem ser feitas pelos alunos, seguindo as instruções para o semestre. Antes de solicitar a matrícula, os membros da equipe devem ter cumprido os requisitos descritos na regulamentação, conversar com o orientador desejado e providenciar a documentação necessária:
Após a solicitação, a coordenação fará a matrícula na disciplina solicitada, conforme o calendário acadêmico. A comissão analisará a documentação enviada; é necessário que apenas um aluno da equipe encaminhe a documentação. O orientador será atribuído à disciplina após o parecer favorável da comissão. Se necessário, a comissão poderá conceder prazo adicional para a adequação da documentação. A equipe deve acompanhar a divulgação dos editais na seção específica do semestre e realizar as adequações necessárias. As equipes que não entregarem a documentação corretamente nos prazos estabelecidos serão reprovadas na disciplina.
Na 8ª semana após o início das aulas, também divulgada na seção específica para o semestre, acontecerá a primeira avaliação para TCC I, TCC II e TCC DD. A avaliação será realizada pelo professor orientador, que deve responder o formulário apropriado, disponibilizado na véspera da avaliação. A equipe que obtiver pontuação inferior a 50 pontos será reprovada em TCC.
No final do semestre letivo, em data divulgada na seção do semestre vigente, ocorrerá a segunda avaliação:
As equipes de TCC II ou TCC DD devem preparar o documento seguindo o modelo disponibilizado pela biblioteca e enviá-lo à banca com pelo menos uma semana de antecedência. O documento deve ser revisado previamente pelo orientador. Mais informações, exemplos ou template Latex estão disponíveis no site da biblioteca.
As bancas serão designadas pela comissão e divulgadas na seção específica para o semestre letivo. As apresentações ocorrerão em sessões, com cada equipe dispondo de 20 minutos para a apresentação, mais 5 minutos para a demonstração do protótipo, se houver, e 10 minutos para perguntas da banca e do público, conduzidas pelo professor orientador. Após a sessão, o orientador deve:
As bancas devem:
Cabe à equipe de TCC II ou TCC DD realizar as correções solicitadas pela banca e enviar o documento final dentro do prazo estipulado ao orientador, seguindo o modelo disponibilizado pela biblioteca e removendo os metadados.
A terceira avaliação de TCC I consistirá na análise do relatório do trabalho e será atribuída apenas pelo professor orientador ao final do período letivo. O relatório deverá ser elaborado pela equipe conforme o Anexo II da regulamentação. O orientador deverá preencher o formulário de avaliação disponibilizado pela comissão na véspera da avaliação.
Cabe ao orientador lançar a nota no SIGA, conforme o Art. 21 da Regulamentação. A nota deve ser lançada somente após a equipe concluir todo o processo (encaminhando o relatório de TCC I ao orientador ou o relatório final de TCC II ou TCC DD). Caso a equipe não envie os documentos no prazo solicitado, será reprovada com nota zero.
A divulgação dos TCCs será realizada no Repositório Institucional de Trabalhos de Graduação. As equipes cujos trabalhos forem aprovados devem realizar as correções solicitadas pela banca e enviar a versão final ao orientador dentro do prazo estabelecido. O termo de aprovação para os TCCs em Engenharia Elétrica foi dispensado pelo colegiado do curso em 01-11-2024.
O orientador é responsável por inserir o relatório final no processo SEI, conforme solicitado pela comissão, dentro do prazo estipulado. Alunos que não entregarem a versão final serão reprovados. Além disso, trabalhos que não podem ser publicados devem ser devidamente justificados.
O trâmite de publicação dos TCCs seguirá o fluxo da biblioteca.