Após algum tempo trabalhando com prototipação, o departamento e a coordenação vinham planejando construir um Fab Lab no Departamento de Engenharia Elétrica (DELT). Através da participação no projeto de extensão de combate à COVID-19, pudemos adquirir algumas impressoras 3D, e a aprender a técnica de prototipação, tanto na parte dos desenhos, quanto na parte de configuração para a impressão, ou fatiamento, e o controle em impressão 3D, bem como a manutenção desses equipamentos.
Na sequência, o departamento conseguiu adquirir uma fresadora e uma cortadora a lazer. O uso e a calibração desses equipamentos se deu ao longo desse ano pelos técnicos do DELT e o PET (Programa de Educação Tutorial) pôde participar do processo, aprendendo junto a operar as máquinas. Alguns alunos, inclusive, já puderam confeccionar placas de circuito impresso e cortar peças em acrílico e em MDF.
É com satisfação que informamos que esses equipamentos já se encontram em um espaço dedicado na sala PK-12, operacionais e disponíveis para o uso da comunidade em seus projetos que necessitam prototipação. Pensamos, mas não limitamos seu uso a aplicações como TCC’s, confecção de kits didáticos, projetos dentro de disciplinas, projetos de pesquisa e projetos de extensão.
Para que a comunidade possa usufruir dessa estrutura, o PET terá uma série de iniciativas, a começar por cursos e oficinas com o uso desses equipamentos. A ideia é que os técnicos e alguns poucos alunos autorizados operem efetivamente as máquinas e, por essa razão, será criado um sistema de envio de projetos através formulários para possibilitar sua confecção.
Como essa estrutura é uma conquista de todos, também pretendemos que todos sejam responsáveis pela sua manutenção, seja por reposição de materiais que sofreram desgaste natural – devido às horas das brocas das fresadoras – seja por reposição de material de consumo, como as placas de FR4 e filamentos para impressão 3D. Para isso ainda não foi definida uma dinâmica, entretanto contamos que seja gerenciada, por exemplo, pelo diretório acadêmico.
Esperamos que o Fab Lab traga agilidade e qualidade na construção de protótipos e demonstradores no Departamento e que a comunidade usufrua, de fato, desses recursos.