O
POINT-TO-POINT PROTOCOL (PPP)
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2- Motivação [6]
O protocolo de enlace
originalmente usado na Internet era o SLIP Serial Line
Internet Protocol, tendo sido projetado por Rick Adams em 1984. O
objetivo do projeto era conectar estações de trabalho Sun à
Internet por meio de uma linha discada via modem. Atualmente
dados são transmitidos, via SLIP, em velocidades que variam de
1.2 kbps à 19.2 kbps.
Apesar de ser amplamente
utilizado, o protocolo SLIP tem alguns sérios problemas:
- Detecção ou Correção
de Erros: não opera com detecção ou correção de
erros e, portanto, cabe às camadas superiores detectar e
recuperar dados perdidos. Ou seja, linhas telefônicas
ruidosas afetarão pacotes em trânsito. Se a linha for
muito lenta a transmissão de pacotes será cara e
demorada.
- Aceita apenas o IP: é
uma séria restrição devido ao crescimento da Internet
pois diversas redes que fazem parte dessa estrutura não
utilizam o IP como protocolo original (p.e.: as LANs da
Novell).
- Endereçamento: não
permite a alocação dinâmica de endereços durante a
configuração. Com a atual insuficiência de endereços
IP, essa limitação é um grande problema já que é
impossível fornecer a cada usuário doméstico da
Internet um endereço IP exclusivo.
- Autenticação: não
fornece qualquer forma de autenticação. Dessa forma,
nenhuma das partes sabe com quem está realmente se
comunicando. Isso é pouco expressivo em linhas privadas,
mas em linhas de acesso comutado é um problema
significativo.
- Não é padrão para
Internet: dessa forma, existem várias versões
diferentes e incompatíveis o que dificulta a
interconexão.
- Não faz compressão:
as linhas discadas são, geralmente, muito lentas e a
compressão de pacotes traria uma melhoria na
transmissão da informação.
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