Com satisfação informamos que desde o dia 21/12/2020 o Prof. Dr. MATEUS DUARTE TEIXEIRA é Professor 40 horas com Dedicação Exclusiva UFPR.
Nós da comunidade da Engenharia Elétrica sentimos muito pelo falecimento de Gabriel Berno. As nossas mais sinceras condolências à família. De suas passagens pelos projetos da universidade, em especial o Eletrizar, e de nossa convivência acadêmica (como aluno de muitos de nós professores) só temos boas lembranças desse rapaz atencioso, educado, humano. Ele fará falta em nossa convivência.
A apresentação acontecerá no dia 20 de outubro (terça-feira), a partir das 14 horas e poderá ser acompanhada pelo seguinte link.
Inovação para Mobilidade Sustentável
O tema do 3o. episódio do Webinário Ciclovida UFPR é Inovação para Mobilidade Sustentável. Com mediação do professor da Engenharia Elétrica e colaborador do programa Ciclovida, André Mariano, o objetivo é tratar falar sobre as possibilidades de contribuição das inovações tecnológicas na promoção da mobilidade sustentável. Teremos como convidados o Henrique Domakoski, diretor da Superintendência Geral de Inovação do Governo do Paraná e o Eduardo Ramires, empreendedor da área de mobilidade ativa com a Mobilibike, Hermes, e a Broder.
EVENTO OFICIAL DA UFPR: VAI FORNECER CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO PARA QUEM PARTICIPAR. BASTA RESPONDER UM FORMULÁRIO A SER DIVULGADO DURANTE O WEBINÁRIO.
Acesse o evento pelo perfil do Programa Ciclovida (UFPR) no Instagram: www.instagram.com/programaciclovidaufpr
Alunos de graduação do Projeto de Extensão Ciência para Todos & Iniciativa Startup Experience do Departamento de Engenharia Elétrica ficaram em 2º lugar no Hack Pelo Futuro (https://hackpelofuturo.com.br/) promovido pela Superintendência Geral de Inovação do Estado do Paraná. O evento reuniu 800 pessoas divididas em 124 times com objetivo de criarem soluções para a pergunta: Como será o futuro pós-coronavírus? O evento online selecionou 10 projeto para serem avaliados por uma banca. Ontem, 4/5/20, os três primeiros lugares foram anunciados como vencedores. A premiação para os vitoriosos consiste em participar de um programa de aceleração do Founder Institute Brazil que possui sede no Vale do Silício. Ao todo foram 8 (oito) dias de muito trabalho realizado 100% de forma remota.
A equipe apresentou a solução REMÉDIO JÁ com foco em Atenção Farmacêutica na forma de um aplicativo para atender portadores de doenças crônicas.
Veja a matéria do evento no site da Gazeta do Povo: https://lnkd.in/eXJdX2y
Veja a apresentação dos alunos da solução REMÉDIO JÁ: https://lnkd.in/eS3yTuP
Os alunos recebem treinamento e capacitação pelo uso da metodologia Iniciativa Startup Experience desenvolvida no projeto de extensão Ciência para Todos. Os focos o projeto são a criação de startups de impacto social e desenvolvimento de softskills, divulgação científica e visitas dirigidas para alunos de escolas públicas. Acompanhem novidades do projeto no site www.bit.ly/cienciaufpr, www.fb.com/cienciafufpr e www.instagram.com/cienciaufpr.
#hackpelofuturo #hackaton #superintendenciadeinovacao #cienciaparatodos #ufpr #inovacao #startupexperience #engenhariaeletrica
O Projeto de Extensão Ciência para Todos dá as boas vindas aos Calouros 2020.1 do Curso de Engenharia Elétrica da UFPR. No último dia 5/3/20 tivemos o prazer de receber os calouros do curso para uma visita técnica ao nosso projeto. Na visita foi possível apresentar toda a infraestrutura do NPDEAS (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável): Laboratório de Biotecnologia, Sala de Cultivo de Microalgas, Sala de Cromatografia e Pesagem, Usina de Biodiesel, Usina de Explosão à Vapor, Laboratório de Química, Pátio Industrial (Fotobiorreatores, Termoelétrica, Incinerador, Grupo Motogerador e Biodigestor). Saiba mais do NPDEAS aqui: www.npdeas.ufpr.br ou www.fb.com/npdeas.
Além disso, os alunos conheceram as inovações de alunos de graduação e pós-graduação com a Iniciativa Startup Experience do projeto Ciência para Todos. A visita foi uma excelente oportunidade para apresentar os dispositivos IoT desenvolvidos pelo grupo para coleta de dados científicos relativos ao meio ambiente, trânsito e parâmetros biotecnológicos. Os alunos também visitaram a sala de Coworking onde esses trabalhos são desenvolvidos, bem como nossa sala de impressão 3D.
O projeto está com as portas abertas para todos os alunos, técnicos e professores do Departamento de Engenharia Elétrica.
Acompanhem nosso trabalho em nossa página: www.fb.com/cienciaufpr ou www.instagram/cptufpr e fiquem atentos aos processos seletivos para bolsistas e voluntários.
Com muita satisfação, divulgamos publicamente a nova parceria do Projeto de Extensão Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr) e da Iniciativa Startup Experience: O Hospital das Clínicas - UFPR.
O Hospital das Clínicas é o maior prestador de serviços do SUS no Paraná e tem como missão “prestar assistência hospitalar acreditada à comunidade, garantindo campo apropriado para o ensino, a pesquisa e a extensão”. Neste sentido, nada melhor do que envolver alunos de graduação e pós-graduação no desenvolvimento de soluções inovadoras e de impacto na sociedade a partir da metodologia Startup Experience.
Hoje (27/2/20), nos reunimos com o Professor Railson Henneberg, Gerente da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, para apresentar todas as soluções desenvolvidas pelas Startups do Projeto e a metodologia Startup Experience. Muitas delas têm grande alinhamento às necessidades do hospital.
Após a reunião, o Prof. Railson Henneberg nos apresentou inúmeras oportunidades de desenvolvimento de tecnologia para melhorar a qualidade de procedimentos e atendimento ao público prestado pela instituição. Durante a visita, e na presença do Prof. Wesley Maurício de Souza (Departamento de Análises Clínicas), conhecemos de perto diversos setores e unidades, bem como, acompanhamos alguns procedimentos operacionais da rotina hospitalar.
Como vai ser esta parceria?
Essa parceria vai envolver: 1) Trabalho direto dos alunos do projeto de extensão Ciência para Todos, 2) Alunos matriculados na Disciplina de Gerência de Projetos do Departamento de Engenharia Elétrica, e 3) Participantes do Curso de Extensão a ser ofertado em breve. As Startups desenvolvidas nessas iniciativas vão buscar a resolução de problemas do hospital levando-se em consideração o bem estar dos usuários, a segurança laboral e oportunidades de melhoria.
Legenda da Imagem: Prof. André Bellin Mariano (Departamento de Engenharia Elétrica - UFPR), Prof. Railson Henneberg (Gerente da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico - Hospital das Clínicas - UFPR), Prof. Wesley Maurício de Souza (Departamento de Análises Clínicas - UFPR).
Fiquem ligados! Para maiores informações, acompanhe as notícias do nosso projeto pelo Facebook (fb.com/cienciaufpr), Instagram (www.instagram.com/cptufpr) e Blog (www.bit.ly/cienciaufpr). Tem alguma dúvida ou sugestão ao nosso projeto? Entre em contato! Estamos aqui para melhor atendê-lo (cptufpr@gmail.com / 41-3361-3432).
O projeto de extensão Ciência para Todos, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, é desenvolvido nas instalações do NPDEAS (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável www.npdeas.ufpr.br), Setor de Tecnologia no Centro Politécnico (UFPR) no Bairro Jardim das Américas - Curitiba - Paraná.
[OPORTUNIDADES PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO]
Divulgamos publicamente a seleção de Alunos de Graduação para atuar em Projeto de Pesquisa com Bolsa R$ 600/mês (20 h semanais).
Alunos da UFPR devidamente matriculados nos seguintes cursos de graduação: Eng. Química, Eng. de Bioprocessos e de Biotecnologia, Eng. Ambiental, Eng. Mecânica, Eng. Elétrica, Eng. de Produção, Química e Farmácia.
Requisitos: matriculados a partir do 4º Período (confira edital para outro requisitos)
Projeto de Pesquisa: PROCESSO DE BIODIGESTÃO DA FRAÇÃO ORGÂNICA ORIUNDA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Locais: UFPR - Laboratórios LENGEBIO/NPDEAS/Projeto de Extensão Ciência para Todos.
Os alunos serão orientados pela Profa. Michele Rigon Spier (Departamento de Engenharia Química e Prof. André Bellin Mariano (Departamento de Engenharia Elétrica).
Confira o edital abaixo para maiores detalhes:
Edital: http://cienciaufpr.blogspot.com/2020/02/selecao-de-bolsistas-projeto-de-pesquisa.html
O estudante do Curso de Engenharia Elétrica da UFPR Wesley Thiago Egea Tiem, atualmente participando do Programa de Mobilidade CAPES-BRAFITEC da UFPR no Polytech Grenoble na França, foi um dos escolhidos para gravar um vídeo sobre os cursos ofertados pela instituição francesa. Veja o vídeo aqui ou diretamente no youtube.
Há dois anos, estudantes e professores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná pesquisam e desenvolvem técnicas para a construção de uma prótese de mão humana. Os diferenciais são o baixo custo e a proposta de disseminar o projeto para pessoas da região que não tenham recursos para aquisição da peça. Veja a reportagem completa aqui.
Ontem, durante a 1ª Feira de Tecnologia para Saúde (Health Tech) organizada pela Superintendência de Inovação e Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, no Palácio Iguaçu, tivemos a oportunidade de apresentar os resultados do Projeto Ciência para Todos ao Governador Ratinho Junior, ao Secretário de Saúde Beto Preto, ao Superintendente de Inovação Henrique Domakoski e ao Diretor da Secretaria de Pessoas com Deficiência Felipe Braga Côrtes
Para este evento foram selecionadas 12 startups de alunos de graduação e pós-graduação da UFPR. Além do Governador e Secretários de Estado, os projetos foram apresentadas aos Prefeitos e Secretários de Saúde de todo o Estado do Paraná e empresários de todo o Brasil. Destacamos as Startups Fala Professor e Haven Aid composta exclusivamente por por alunos do curso de Engenharia Elétrica (DELT) da UFPR.
Além do Coordenador do Ciência para Todos, Prof. André B. Mariano, estiveram presentes no evento 10 alunos de graduação dos cursos de Eng. Biotecnologia e Bioprocessos, Eng. Elétrica (Paulo Francisco Martins dos Passos, Ishmael Thomas Padilha, Maria Camila Selbach, Yosef Ricardo Chmulek), Eng. Química, Eng. Mecânica, Medicina e Direito, todos membros do projeto de Extensão Ciência para Todos, bem como os Professores Dr. Wesley Maurício de Souza (Departamento de Análises Clínicas) e Dra. Michele Rigon Spier (Departamento de Eng. Química). O projeto Ciência para Todos é interdisciplinar, com participação de acadêmicos e Professores de diversos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. Saiba mais sobre o projeto e nossa metodologia Startup Experience que já capacitou mais de 150 alunos da UFPR desde 2016 (www.bit.ly/cienciaufpr).
#startupexperience #cienciaufpr #ufpr #inovação #pesquisa #ensino #extensão #tecnologia #delt
Entre os dias 11 e 12 de dezembro será realizado o 1° Encontro Paranaense de Eficiência Energética (1°EPEE). O evento é voltado à divulgação de tecnologias e soluções inovadoras em eficiência energética no Paraná, apresentando ações práticas voltadas à eficiência energética e à conservação de energia. O encontro também é uma oportunidade para facilitar o contato entre empresas de engenharia elétrica e potenciais clientes e parceiros.
Inscrições e programação completa no site: http://eletrica.ufpr.br/eficiencia/home
O trabalho de conclusão de curso (TCC) do DELT, foi um dos trabalhos escolhidos para apresentação na Mostra Dialogada durante a programação do Congresso Sesi ODS 2019, que foi realizado no dia 05 de setembro 2019: http://portalods.com.br/eventos/congresso-sesi-ods-2019/.
O trabalho apresentado foi o “Projeto e Instalação de um Sistema Fotovoltaico Residencial Conectado à Rede de Distribuição” dos alunos Cleberton Pereira de Sousa e Tiago Aparecido Silveira Franco, orientados pelo Prof. Dr. Sebastião Ribeiro Junior.
Com a procura por sistemas alternativos de geração de energia elétrica vem crescendo à medida que o preço da energia gerada pelas concessionárias aumenta a cada ano. Os consumidores residenciais vêm buscando formas de baratear o custo da energia consumida através de fontes que, além serem renováveis, se mostram cada vez mais viáveis. Dado este cenário, projetou-se um sistema fotovoltaico residencial conectado à rede de distribuição instalada em Loanda/PR. Além da instalação, foi realizada a análise de desempenho e de viabilidade econômica, a fim de verificar sua efetividade. Em seis meses, tempo de duração do Projeto, foi constatado que o sistema projetado e instalado atendeu às expectativas e apresentou desempenho melhor do que o esperado inicialmente, trazendo a economia calculada.
O trabalho foi apresentado no ODS7 “Energia Limpa e Acessível”, o qual compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Mediante a apresentação dos trabalhos, a Universidade Federal do Paraná – UFPR recebeu o premio de Boas Práticas - Instituição de Ensino (http://portalods.com.br/boas-praticas-e-relatorio-premio-sesi-ods/) e o Selo ODS 2019, a qual poderá utiliza-lo no período de 1 ano.
Na semana passada, alunos do projeto Ciência para Todos participaram do Innovation Day organizado pela Votorantim. O evento começou com palestra do Prof. Fernando Jucá (Pós-Graduação da FGV) sobre os conceitos da Inovação. A platéia interagiu durante a palestra e foram apresentados diferentes pontos de vista sobre o tema pela platéia. Na sequência, os alunos do projeto integraram diferentes times imbuídos de participar de um desafio para encontrar soluções inovadoras para problemas relacionados ao onboarding, gestão de imobilizados e previsão de risco.
O desafio tomou o dia todo e envolveu aplicação de metodologia de Ideação Ágil e Design Thinking. Como resultado tivemos nossos alunos classificados em 1º e 2º lugar com o desenvolvimento de soluções para Gestão de Imobilizados e Onboarding. O evento foi importante para a troca de experiências entre a universidade e o setor produtivo. Para os alunos, essa atividade garantiu a criação de networking com as equipes coordenadoras de importantes setores dentro da empresa.
O 1º lugar ficou para a equipe de Gestão de Imobilizados do aluno Leo Goldenberg (Engenharia Elétrica) e o 2º lugar para a equipe de Onboarding da aluna Valéria Cristina Antezana (Eng. Ambiental). Os dois alunos fazem parte do Ciência para Todos que desenvolve: a) a metodologia Startup Experience para capacitação profissional de alunos de graduação e pós-graduação, b) Divulgação Científica e c) Visitas de Escolas Públicas. Desde a fundação em 2016, mais de 153 alunos da UFPR já participaram do projeto de extensão universitária do Departamento de Engenharia Elétrica.
Alunos do curso Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram uma solução inovadora e de custo acessível para deficientes auditivos acompanharem as aulas. O grupo criou a startup Fala Professor! como resultado do trabalho do semestre da disciplina Gestão de Projetos.
A equipe identificou nas novas tecnologias de reconhecimento de fala e na conectividade dos dispositivos eletrônicos uma oportunidade de tornar a sala de aula mais inclusiva para pessoas com deficiências audiovisuais. O aplicativo para Android foi idealizado para registrar áudios e fazer a transcrição das falas dos professores em tempo real durante as aulas, para que os estudantes possam ler o que é dito.
“O projeto aplicou a metodologia Startup Experience desenvolvida no Ciência para Todos. O resultado foi a ideação e prototipagem em menos de quatro meses. Neste semestre, outros cinco times também criaram suas startups e produziram protótipos, demonstrando a viabilidade do negócio”, informa André Bellin Mariano, professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, coordenador do Ciência para Todos e gestor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS).
O Ciência para Todos é um projeto de extensão do Npdeas criado em 2016 para divulgação da ciência, com foco em professores e alunos de nível fundamental, médio e profissionalizante. Os alunos de graduação participam do Startup Experience, ambiente de coworking com desenvolvimento de tecnologias IoT – o termo, que significa Internet das Coisas, descreve um cenário em que objetos do dia a dia estão conectados à internet e se comunicam mutuamente – e energias renováveis.
A equipe apresentou os resultados do trabalho no “I Workshop Internacional de Tecnologias Assistivas”, realizado nos dias 18 e 19 de novembro na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. O evento foi organizado pelo Governo do Estado do Paraná com apoio da Fundação Araucária. “Estamos avançando no protótipo que, em breve, vai ser testado em situação real de sala de aula”, afirma o estudante de Engenharia Elétrica da UFPR, Paulo Rodrigues Naves Neto.
Conheça a página do Ciência para Todos no Facebook (www.fb.com/ciendiaufpr).
Matéria originalmente publicada no site da UFPR.BR em Ensino e Educação.
Alunos do Departamento de Engenharia Elétrica apresentaram dois trabalhos no I Workshop Internacional de Tecnologias Assistivas realizado pelo Governo do Estado do Paraná com apoio da Fundação Araucária. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de Novembro de 2019 na FIEP (Campus da Indústria - Jardim Botânico - Curitiba).
A equipe formada pelos alunos Paulo Rodrigues Naves Neto, Guilherme Theis e Leonardo Nakatani Moretti apresentaram o trabalho Fala Professor!, um aplicativo inclusivo para pessoas com deficiência auditiva. Este aplicativo é fruto do trabalho desenvolvido na disciplina Gerência de Projetos (TE930) no segundo semestre de 2019 em conjunto com demais alunos matriculados. A solução chamou atenção e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e já iniciou o pedido ao comitê de Ética da UFPR para início dos estudos práticos em uma escola da capital.
Já os alunos Matheus da Costa Charavara e Fernanda Mazza Mattos apresentaram o trabalho Pesquisa e Desenvolvimento de uma pulseira eletrônica para o monitoramento de convulsões em pacientes com epilepsia, desenvolvido a partir da disciplina de TCC-I (TE347). A proposta é o desenvolvimento de uma pulseira 100% dedicada ao monitoramento de eventos de epilepsia em crianças e adultos, integrado à uma plataforma de comunicação com médicos e familiares.
Estes trabalhos estão sendo desenvolvidos na UFPR a partir da metodologia Startup Experience criada pelo projeto de Extensão Ciência para Todos (www.fb.com/cienciaufpr).
O desenvolvimento de soluções que atendam pessoas com deficiência apresenta-se como uma oportunidade de trabalho para os alunos e atuais profissionais da Engenharia Elétrica. Grande parte das soluções envolvem o uso de mobilidade elétrica (cadeiras e veículos adaptados), dispositivos conectados, controle de motores, transmissão e armazenamento de dados, sistemas de comunicação sem fio e programação. Desta forma, recomendamos aos estudantes do departamento que busquem estudar a respeito das demandas de acessibilidade e que participem de eventos como este em busca de ideias e oportunidades. O II Workshop Internacional de Tecnologias Assistivas está marcado para Novembro de 2019.
Na imagem abaixo temos os alunos Paulo Rodrigues Naves Neto e Maheus da Costa Charavara, Felipe Braga Cortês (Presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e o Prof. André Bellin Mariano (orientador dos trabalhos apresentados no evento).
Seis estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram premiados em um hackathon da National Aeronautics and Space Administration (Nasa). O evento, que ocorreu em Curitiba em outubro, Ana Júlia de Couto Floriano, Iuri Pavani de Souza, Miccaela Bogasz Santiago, Rodolpho de Souza David, Valter Wergenski e Yuri Poledna foram os representantes da Universidade premiados na categoria da Bosch, empresa multinacional alemã de engenharia e eletrônica. Parabéns a toda a equipe! Leia a notícia completa aqui.
Alunos do Ciência para Todos, projeto de Extensão do Departamento de Engenharia Elétrica, foram convidados para participar do INNOVATION DAY organizado pela Votorantim (Curitiba). Os alunos selecionados vão participar de 6 times num desafio para prototipar soluções inovadoras para questões como: Onboarding, Gestão de Imobilizados e Previsão de Riscos. O evento de inovação com duração de 12 horas ocorre no dia 12/11/19.
A equipe Eco Octano da UFPR conquistou o 2º lugar na categoria carro elétrico na quarta edição da Shell Eco-marathon Brasil realizada na cidade do Rio de Janeiro - RJ.
A equipe é formada por 28 alunos, estudantes da engenharia elétrica, engenharia mecânica, química e ambiental.
O objetivo da competição é promover o debate sobre o futuro da energia e da mobilidade urbana, reunindo estudantes de todo o Brasil e da América Latina.
São mais de 40 equipes concorrendo em três categorias diferentes: carro a gasolina, elétrico e a etanol.
Este ano, os alunos projetaram e construíram dois carros protótipos a gasolina e elétrico, batizados de Taurus e Áquila, respectivamente. Sendo ambos feitos de fibra de carbono, são extremamente leves com 56,5 kg e 38 kg cada, o que lhes garantiu um dos grandes diferenciais na competição.
O carro elétrico se demonstrou inovador tanto na aerodinâmica como no sistema tração-motor, obtendo a colocação com uma média de 213,6 km/kWh. Os veículos com o menor consumo vencem, sendo este o segundo título do time de estudantes, que já conquistou terceiro lugar na categoria a gasolina no ano anterior.
Maiores informações nos seguintes links:
http://facebook.com/octano.ufpr
@ecooctano
Contato: e-mail ecooctanoufpr@gmail.com
O Ciência para Todos, projeto de extensão universitária do Departamento de Engenharia Elétrica, torna público o resultado da participação no Sinapse da Inovação Paraná de 2019. Organizado pela Fundação Certi, o Sinapse da Inovação consiste em um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que busca transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores e empreendedores em negócio de sucesso através de investimento com recursos financeiros e capacitações. A edição de 2019 teve apoio da Fundação Certi, Fundação Araucária, Celepar, Sebrae e Fiep.
No desafio deste ano 1881 ideias foram submetidas de diversas cidades do Estado do Paraná para apreciação da banca avaliadora até a data de 17/05. Após várias fases eliminatórias, 100 ideias inovadoras foram selecionadas para receber aporte de até R$ 40 mil. A lista definitiva foi publicada no dia 15/10. Entre as TOP 100 startups selecionadas, duas delas são de alunos da UFPR que trabalham no Ciência para Todos. Para a coordenação do projeto Ciência para Todos esse resultado foi recebido com uma enorme satisfação pois, além de validar a metodologia Iniciativa Startup Experience, coloca a UFPR em destaque e evidencia o protagonismo dos nossos alunos. Uma das bases do projeto de extensão Ciência para Todos consiste na capacitação de alunos de graduação e pós-graduação para a criação de iniciativas empreendedoras a partir de pesquisas universitárias aplicadas à resolução de reais e importantes problemas na sociedade. As duas iniciativas que foram selecionadas neste desafio são: ARME e o BIO+. Entenda um pouco sobre essas startups:
* ARME consiste no uso de Realidade Aumentada para o ensino da medicina. Sob a orientação do projeto, o aluno de graduação Thiago Verastegui (Medicina) contou com uma equipe interdisciplinar de alunos da Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação para o desenvolvimento dos conceitos envolvidos na proposta. O Público-Alvo do serviço proposto pela ARME são universidades, escolas técnicas e ensino fundamental que, através da realidade aumentada, terão a disposição uma ferramenta para o ensino da anatomia e fisiologia. Vários estudos de mercado e entrevistas com potenciais clientes permitiram a modelagem do negócio e a elaboração de uma proposta vencedora.
* BIO+ trata-se de um dispositivo IoT para controle e monitoramento de cultivos de microalgas e outros sistemas biológicos. Thiago Nishimura (Eng. Químico e Mestrando) e uma equipe interdisciplinar de alunos da Engenharia Elétrica, Engenharia de Bioprocessos e Engenharia Mecânica trabalharam para transformar resultados de pesquisas de pós-graduação, TCC e Iniciação Científica em um produto versátil e de interesse de diversos setores industriais. O profundo conhecimento do mercado e da tecnologia de cultivo de microalgas colocou a equipe em vantagem na apresentação da proposta que incluiu um plano de negócio bastante inovador.
Hoje, o projeto de extensão conta com 15 startups em desenvolvimento e envolvem o trabalho de alunos de TCC, estágio, Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Disciplinas do Departamento de Engenharia Elétrica. Ao todo são 60 alunos diretamente ligados ao projeto de extensão que desenvolvem seus trabalhos nos espaços de HackLab e Coworking, bem como 46 alunos da Disciplina de Gerência de Projetos (TE930). O objetivo desta divulgação é instigar a curiosidade e convidá-los para conhecer a metodologia e infraestrutura do projeto. Agende uma visita diretamente pelo formulário no site do projeto www.bit.ly/cienciaufpr ou diretamente no email cptufpr@gmail.com.
Estão abertas as inscrições para o Desafio PR Inovador 2019. O evento organizado pelo Projeto de Extensão Ciência para Todos do Departamento de Engenharia Elétrica vai ocorrer no Palácio Iguaçu no dia 18/10/19 das 8h até as 20h.
Ao todo serão 15 times de 9 pessoas participando deste desafio no estilo Hackaton para propor soluções inovadoras para problemas sociais, econômicos, logístico, energéticos, rurais, urbanos, ambientais, entre outros.
Todos os times terão 1 capitão (aluno da pós-graduação), 4 tenentes (alunos de graduação e pós-graduação), 2 alunos do ensino médio, 1 professor de escola pública e um servidor público. O desafio vai utilizar infraestrutura gentilmente disponibilizada pelo Governo do Estado do Paraná na Hall da GGI do Palácio Iguaçu (Praça Nossa Senhora de Salette s/n - Centro Cívico, Curitiba - PR, 80530-909) - https://goo.gl/maps/S2oaG5pzqYPywkJN8.
IMPORTANTE: Só preencha o formulário caso você tenha disponibilidade de participar em 100% do evento. A confirmação da inscrição será enviada aos participantes até o dia 17/10/19.
Formulário de Inscrição https://forms.gle/wnUE4QMJsFHYjgjL8
DESAFIO PARANÁ INOVADOR 2019
Objetivo: O objetivo do evento é apresentar o ambiente de inovação e empreendedorismo através de uma atividade no estilo Hackaton no qual os participantes serão divididos em 15 equipes. Serão apresentadas demandas de desenvolvimento regional (rural e urbano) e as equipes precisarão IDEALIZAR uma ideia e apresentar no final no formato de PITCH. Haverá avaliação de uma banca composta por professores e especialistas em Inovação para definição do 1º, 2º e 3º lugar.
Metodologia: Os participantes serão recebidos e organizados em times para participação de um desafio no estilo de Hackaton. Todas as instruções serão fornecidas no início do evento. Os participantes vão utilizar a infraestrutura disponibilizada pelo Governo do Estado do Paraná (mesas, computadores, papel, caneta, etc). O evento baseia-se em adaptação de Design Thinking de modo a fornecer uma ferramenta de aceleração de ideias para introduzir o público-alvo no ecossistema de inovação que envolvem as ações de Startups. A metodologia utilizada também baseia-se na Iniciativa Startup Experience desenvolvida pelo projeto de extensão Ciência para Todos e que já capacitou mais de 150 alunos de graduação e ensino médio desde agosto de 2016.
Programação: 8h00 - Recepção e formação dos times 9h00 - Introdução 9h40 - Apresentação dos Desafios Temáticos + Apresentação da Trilha 10h00 - Slo Storming: Focused Ideation 10h10 - Brainstorming do time + Scorecard adaptado 10h35 - Insights for solutions - Proposta de valor 11h00 - Validando sua ideia (5 min em cada grupo)12h00 - 13h - Intervalo 13h00 Ajustes pós rodada de validação 13h20 - Mentorias intergrupos 13h40 - Montagem dos Pitches 14h10 - Pitches finais 15h30 - Alinhamento final 17h00 - Apresentação dos Pitches (3 min por equipe) 18h30 - Divulgação da classificação19h00 - Apresentação final 19h30 - Rodada de networking 20h00 - Encerramento.
Outros detalhes: https://cienciaufpr.blogspot.com/2019/10/inscricao-para-o-desafio-parana.html
O estudante Caio Filus, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), venceu o “Hackaton Agroleite”, evento da cooperativa Castrolanda para startups mostrarem seu potencial de inovação e otimização dos processos do agronegócio. Veja a notícia completa aqui.
Estamos convidando para a aula inaugural do Curso de Especialização em Eficiência Energética e Geração Distribuída do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná, no sábado, dia 28/09/19 das 8:30h às 11:45h, no auditório térreo da Engenharia Química.
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização oferecido pela Engenharia Elétrica da UFPR. Maiores informações em http://www.eletrica.ufpr.br/especializacao/eficiencia.html
A Universidade Federal do Paraná apresentou para integrantes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e da Regional de Defesa Civil do Litoral um projeto de pesquisa sobre o desenvolvimento de serviços de alertas de raios. O projeto é um protótipo elaborado pelos alunos do Curso de Engenharia Elétrica da universidade. Ver a reportagem no site da Defesa Civil ou no site da FUNPAR. Parabéns a todos os envolvidos.
Estão abertas as inscrições para o PROGRAMA TCC INOVAÇÃO conduzido pela Agência de Inovação da UFPR. Neste programa serão realizadas atividades para a geração de ideias, modelagem de negócios e preparação para a apresentação dos projetos (Pitches).
Links: Inscrição; Site com Informações; Edital Completo
O Professor Doutor André Bellin Mariano será homenageado com a entrega do Prêmio “Ecologia e Ambientalismo - Ano 2019” oferecido pela Câmara Municipal de Curitiba. Parabéns ao Professor André.
Uma reportagem recente sobre o trabalho desenvolvido pelo professor está disponível disponível aqui
Área de Conhecimento: Engenharia Elétrica Matéria Específica: ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO
Período de inscrições: 13 à 24/05/2019
… 3– DAS INSCRIÇÕES 3.1 – Os candidatos deverão apresentar requerimento de inscrição disponível no site da PROGEPE ou na Secretaria do Departamento, cópia do documento de identidade, da titulação, do “curriculum vitae” acompanhado dos respectivos comprovantes e do recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais). A titulação exigida no presente Edital, quando obtida no exterior, deverá estar revalidada, de acordo com a legislação brasileira. A guia de recolhimento da taxa de inscrição deverá ser obtida na internet no endereço www.progepe.ufpr.br ou na Secretaria do Departamento no qual serão realizadas as inscrições. As taxas só poderão ser pagas nas agências do Banco do Brasil e não serão devolvidas em caso algum.
O edital completo da PROGEPE encontra-se em: http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/editais/edital183-19.pdf
PROGRAMA: a) Linguagem de programação C e C++; b) Programação Orientada a Objeto; c) Arquitetura de Processadores; d) Microcontroladores; e) Processadores Digitais de Sinais.
BIBLIOGRAFIA: a) DEITEL, H. M.; DEITAL, P. J. C++ Como Programar. Porto Alegre: Bookman, 2001; b) JAMSA, Kris; KLANDER, Lars. Programando em C/C++. São Paulo: Makron Books, 1999; c) CRISP, J. Introduction to Microprocessors and Microcontrollers, Ed. Newnes (Elsevier), 2nd Ed.,2004. ISBN 0750659890; d) N Senthil Kumar, Microprocessors and Microcontrollers, Oxford University Press, 2011, ISBN-10: 0198066473; e) BARRETT, S. Microcontrollers Fundamentals for Engineers and Scientists, Morgan & Claypool Publishers, 2006, ISBN-10: 1598290584.
Editais:
Área: Engenharia de Segurança no Trabalho.
Período de inscrições: 07 à 13/05/2019
… 3– DAS INSCRIÇÕES 3.1 – Os candidatos deverão apresentar requerimento de inscrição disponível no site da PROGEPE ou na Secretaria do Departamento, cópia do documento de identidade, da titulação, do “curriculum vitae” acompanhado dos respectivos comprovantes e do recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais). A titulação exigida no presente Edital, quando obtida no exterior, deverá estar revalidada, de acordo com a legislação brasileira. A guia de recolhimento da taxa de inscrição deverá ser obtida na internet no endereço www.progepe.ufpr.br ou na Secretaria do Departamento no qual serão realizadas as inscrições. As taxas só poderão ser pagas nas agências do Banco do Brasil e não serão devolvidas em caso algum.
O edital completo da PROGEPE encontra-se em: http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/editais/edital180-19.pdf
Editais:
* Edital de homologação das inscrições
* Edital No. 1 da Comissão Julgadora - Edital 180/2019 PROGEPE
* Edital No. 2 da Comissão Julgadora - Edital 180/2019 PROGEPE
PROGRAMA:
a) Engenharia de Segurança no Trabalho: aspectos legais; b) Mapa de riscos; c) Normas regulamentadoras da CLT relativas à segurança e medicina do trabalho; d) Medidas de proteção coletiva, proteção de máquina e risco de choque elétrico; e) Equipamentos de segurança; f) Proteção e combate a incêndios; g) Responsabilidade civil e criminal dos acidentes do trabalho.
BIBLIOGRAFIA:
a) BRASIL. Segurança e medicina do trabalho. 49. ed. São Paulo: [s.n.], Atlas, 2001. 690p., il. (Manuais de Legislaçao Atlas). Inclui índice. ISBN 8522429731; b) BENSOUSSAN, Eddy; ALBIERI, Sergio. Manual de higiene, segurança e medicina do trabalho. São Paulo; Rio de Janeiro: Atheneu, c1997. 206p., il. ISBN 8573790148 (broch.); c) GONÇALVES, Edwar Abreu. Manual de segurança e saúde no trabalho. 3. ed. São Paulo: LTr, 2006. 1456 p., il. Bibliografia: p. [1453]-1456. ISBN 8536108134 (broch.); d) RACHADEL, Jayme Passos; Catai, Rodrigo. Modelo de sistema de gestão de segurança e saúde em serviços com eletricidade em canteiros de obras de edificações. 2013. 125f. Dissertação (mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Defesa: Curitiba, 29/08/2013; e) Oliveira, Aloíxio Monteiro. Curso Básico de Segurança em Eletricidade. 2007. Edição do Autor; f) Pereira, Joaquim Gomes; Souza, João José Barrico. Manual de Auxílio na Interpretação e Aplicação da NR-10. NR10 Comentada. 2010. Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. São Paulo/SP.
Uma startup desenvolvida por alunos de Engenharia Elétrica foi selecionada para a Brazil Conference at Harvard & MIT, conferência anual que promove o encontro de estudantes e representantes da diversidade no Brasil em Boston, ver o vídeo em https://youtu.be/dSgSgd7nL9Y?t=13 .
EDITAL Nº 01/2019 MINIRREDES/UFPR/COPEL
A coordenação do projeto “Desenvolvimento de Minirredes com Fontes de Energia Renováveis Não Convencionais” Código ANEEL P&D 2866-0470/2017, Convênio UFPR 05/2018, processo nº 23075.188409/2017-27, aprovado pela Universidade Federal do Paraná, torna públicas as normas a seguir, que regem o processo seletivo para atribuição de:
Uma (1) bolsa de estudo, nível Auxiliar Técnico Administrativo, para apoio às atividades administrativas do projeto. O valor da bolsa de estudo será de R$30,00 / hora, sendo o total de horas integralizado de acordo com a titulação do candidato selecionado (se for graduado e matriculado em curso de Mestrado, se for mestre e matriculado em curso de Doutorado, se for doutor e matriculado em curso de Pós-Doutorado).
Veja o Edital completo
Primeira tese do doutorado em Engenharia Elétrica da UFPR abordou a segurança das informações nas redes sem fio. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR. Mais informações,clique aqui.
Organizada pelo GICS UFPR com o apoio do DAEL, da EMJEL e do PET, a IV Jornada Paranaense de Microeletrônica irá acontecer na UFPR entre os dias 15 e 17 de Outubro.
Com uma presença esperada de mais de 100 pessoas, o objetivo é fornecer palestras e minicursos com foco na Microeletrônica. A inscrição pode ser feita com a entrega de 2L de leite ou cinco reais na sala do GICS, localizada no bloco PK do Centro Politécnico. Mais informações e o cronograma podem ser vistas no Site do evento.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) figura entre as melhores universidades do mundo no World University Rankings 2019 da publicação britânica Times Higher Education (THE). O levantamento foi realizado com 1.250 universidades de 86 países. A partir da 200ª posição, as instituições são consideradas por grupos. A UFPR é 22ª colocada entre todas as instituições brasileiras e entre as federais a 15ª colocada.
Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Eficiência Energética e Geração Distribuída e para o curso de Especialização em Eletrotécnica na UFPR. Os cursos são oferecidos pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR e tem duração de dois anos, com aulas aos sábados. As inscrições vão de 21 de agosto a 19 de setembro de 2018 pelo site http://www.eletrica.ufpr.br/especializacao.
O trabalho “ADAPTIVE IMPERIALIST COMPETITIVE ALGORITHM APPLIED TO WIND FARM LAYOUT OPTIMIZATION” de autoria dos discentes Sinvaldo Rodrigues Moreno (doutorado) e Olicio da Silva Junior (mestrado), sob a orientação do Prof. Dr. Leandro dos Santos Coelho, foi premiado como o melhor paper do 50° Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2018). O PPGEE-UFPR foi saldado pela comissão julgadora na cerimônia de premiação, pela qualidade e aplicabilidade do trabalho, e pela atualidade do tema: Fontes de Energia Renováveis.
Com avanços em quatro dos cinco conceitos do Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings, a UFPR subiu degraus e melhorou sua posição no conceito geral em 2018 — é a 36ª instituição do continente e a mais bem posicionada no Paraná.
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná, conforme Portaria nº 2.590 de 26/09/97, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de PROFESSOR SUBSTITUTO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR, nos termos das Leis 8.745/93, 9.849/99, 12.425/11 e 12.772/12 e suas alterações.