2022 - 1º SEMESTRE
SEMESTRE ZERO
A Universidade Federal do Paraná estará oferecendo para os estudantes disciplinas que compõe o semestre zero, com início no dia 11/04. As dúvidas mais frequentes estão respondidas no portal da UFPR (clique aqui). Vocês poderão obter mais informações nos canais a seguir:
ORIENTAÇÕES ANTES DO INÍCIO DAS AULAS
Quais seriam os primeiros passos sugeridos?
Depois que o estudante realizou o seu registro acadêmico, sugere-se obter o acesso aos principais sistemas, conforme a sequência:
1º Passo: Obter o email @ufpr: Você pode pedir o seu email pela
intranet da UFPR. Nesta página você pode solicitar seu email ou recuperar a senha que será enviado para o endereço eletrônico no qual você realizou o registro acadêmico. Se estiver com dificuldades de acesso,
verifique este tutorial da PRAE ou envie um email para
csa.agtic@ufpr.br detalhando o que deseja e informando os dados a seguir:
-
3º Passo: Acesse ao email @ufpr.br e ao TEAMS: O email da ufpr é acessado pelo
link do Office Outlook da Microsoft. Ao acessar o office365 você terá acesso ao Outlook (para a visualização dos emails), à diversos aplicativos online da microsoft (Excel, Word, Powerpoint, Onedrive e Teams) e ao TEAMS (espaço virtual onde são realizadas as aulas
online);
-
-
Após o registro acadêmico já poderei obter comprovante de matrícula?
Não. O comprovante de matrícula só é emitido após a confirmação de vaga, que ocorrerá na primeira semana com a assinatura de documento que comprove a sua presença. Assim, nesse lapso temporal, a UFPR não poderá fornecer qualquer comprovante para fins de conta em banco, aluguel de imóvel, solicitação de benefícios para o transporte coletivo etc.
Após a confirmação da vaga os estudantes poderão obter qualquer documento referente a graduação (declaração de matrícula, relatório de integralização, etc.) que poderão ser obtidos na aba “Documentos” do SIGA. O estudante também pode solicitar documentos por email,
veja os modos de obter documentos neste endereço.
Preciso me matricular nas disciplinas do primeiro semestre?
Eu sou calouro e já cursei algumas disciplinas em outra universidade. Posso solicitar dispensa de disciplinas e me matricular em disciplinas a partir do segundo período?
Onde obtenho informações adicionais sobre a UFPR?
Iremos receber carteirinha de estudante?
Não, a universidade não está mais emitindo carteirinha de estudante. O estudante pode obter documentos e comprovantes de matrícula
via SIGA.
ORIENTAÇÕES PARA A PRIMEIRA SEMANA DE AULA
Será disponibilizada aqui a programação de atividades da primeira semana.
Onde deverei ir no primeiro dia de aula?
Onde posso ver o ensalamento?
Os locais das aulas serão disponibilizados no
site C3SL. O site deverá ser atualizado no dia 06/06/2022.
Preciso comprovar a minha presença nos primeiros dias de aula?
Os estudantes do primeiro período devem, nos três primeiros dias de aula, confirmar o seu registro acadêmico na coordenação do curso, assinando a lista de confirmação de vaga. Se perder esse prazo, o estudante terá o seu registro cancelado e sua vaga será destinada a outro candidato
Eu poderei utilizar o Restaurante Universitário - RU?
Sim, utilizando-se de seu
comprovante de matrícula ou pela apresentação de documento de identificação você poderá acessar o RU.
Que prazos e datas eu devo me preocupar?
No
site da graduação deste 2º Semestre de 2021 você encontrará as principais datas a serem monitoradas, mas convém destacar para os calouros:
06 de junho - Início das Aulas
30 de maio a 31 de maio - Prazo para solicitar correção de matrículas
01 de julho - Prazo para solicitar equivalência de disciplinas : IMPORTANTE - Até esta data os calouros poderão solicitar todas as equivalência de disciplinas para o curso inteiro (por exemplo, se o estudante cursou X anos em outra universidade, terá que pedir a equivalência de todas as disciplinas que já cursou nestes X anos. O estudante não terá outra oportunidade de solicitar equivalência de disciplinas em toda a duração do curso.
Estou no primeiro semestre, posso trancar o curso?
APOIO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO - DAEL
O Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica realiza várias atividades de apoio ao ingressante, vocês podem obter informações nas redes sociais com o nome “daelufpr”, como o
facebook e o
instagram.