Orientação acadêmica no curso de engenharia elétrica

COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA

Esclarecimentos sobre orientação acadêmica no curso de Engenharia Elétrica podem ser obtidos com qualquer um dos membros da comissão formada pelos seguintes professores:

  • Prof. Rogers Demonti (presidente),
  • Prof. Bruno Pohlot Ricobom,
  • Prof. Luis Henrique Assumpção Lolis,
  • Senhor Francisco Gilberto Oro.

Professores tutores e respectivos estudantes.

Ou clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1YQOzm2JH529x3Z7ytym4mHYdQGHDSvoa/view?usp=drive_link

ORIENTAÇÃO ACADÊMICA

A Universidade Federal do Paraná deve oferecer ao corpo discente um suporte no sentido de auxiliar, a partir das fragilidades detectadas, o desenvolvimento de competências para aproveitar melhor a vida acadêmica, profissional e social. O Art. 59 do Estatuto da Universidade Federal do Paraná atribui aos docentes a responsabilidade pela Orientação Acadêmica dos seus alunos.

O Programa de Orientação Acadêmica visa orientar os estudantes em sua trajetória acadêmica nos cursos de graduação e de educação profissional, no intuito de identificar preventivamente e criar soluções para a superação de obstáculos ao processo de ensino/aprendizagem, reduzindo a retenção e a evasão. Somente participarão como tutoras e tutores, docentes ocupantes de cargos efetivos dos cursos de graduação e de educação profissional.

A Orientação Acadêmica no Curso de Engenharia Elétrica está regulamentada pelas seguintes Resoluções, Instruções Normativas e regulamentações:

No Curso de Engenharia Elétrica, o acompanhamento e Orientação Acadêmica dos estudantes e das estudantes durante os dois primeiros períodos após seu ingresso no curso serão de responsabilidade da Comissão de Orientação Acadêmica, na forma de orientação em grupo. Deverão ser realizados encontros para informar o corpo discente sobre o Projeto Pedagógico do Curso, Resoluções vigentes, Normas de Controle e Registro de Atividades Acadêmicas, Programas de Bolsas Institucionais, atividades complementares, estágios e funcionamento organizacional da instituição.

A partir do 3º período a Comissão de Orientação Acadêmica deverá incluir o estudante ou a estudante no Programa de Orientação Acadêmica, caso seja verificado que seu desempenho não esteja adequado. Os critérios para a inclusão do estudante ou da estudante no Programa de Orientação Acadêmica, estão definidos no Art 4º da Regulamentação. A qualquer instante, o estudante ou a estudante poderá solicitar sua inclusão no Programa de Orientação Acadêmica, se assim julgar necessário.

São obrigações do professor tutor:

  • Acompanhar o desempenho estudantil sob sua responsabilidade, verificando a cada período letivo as notas ou conceitos obtidos e eventuais reprovações;
  • Propor ações resolutivas para as dificuldades encontradas pelo estudante sugerindo alternativas, tais como: cancelamento de disciplina, aproveitamento de conhecimento, trancamento de curso, aulas de reforço;
  • Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso e as resoluções e normativas da UFPR;
  • Orientar estudantes quanto ao cumprimento da matriz curricular e auxiliá-los na seleção das disciplinas, tanto das obrigatórias quanto das optativas, a serem cursadas a cada período letivo;
  • Elaborar plano de estudos em comum acordo com o estudante e a coordenação, visando reorganizar a sua trajetória acadêmica;
  • Apresentar as possibilidades de participação das estudantes e dos estudantes em projetos de pesquisa, em projetos de extensão, em programas de iniciação à docência e em eventos científicos;
  • Sugerir às estudantes e aos estudantes, quando necessário, os serviços oferecidos pela UFPR para apoio psicológico e social e/ou de serviços de saúde;
  • Dialogar com a coordenação do curso para adequar sua tutoria às especificidades do curso;

São obrigações do estudante ou da estudante:

  • Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso, as resoluções e as normativas, o calendário acadêmico específico do seu curso, bem como seus direitos e deveres como estudante da UFPR;
  • Comparecer aos encontros agendados em comum acordo com a tutoria, mantendo-a informada sobre o seu desempenho acadêmico;
  • Cumprir o Plano de Estudos elaborado;
  • Procurar a tutora ou o tutor em caso de alguma dúvida e sempre que julgar necessário;

As reuniões da tutoria com seus orientados, bem como as ações desenvolvidas, deverão ser documentadas através de formulários específicos.

graduacao/oa.txt · Última modificação: 2024/10/24 14:50 por tfjackiu
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